Visita o perfil de Sofia no Pinterest.

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Infusão de Sabores

...as minhas experiências culinárias!

Infusão de Sabores

...as minhas experiências culinárias!

Doce de Chila

Tenho que confessar que desde que fiz a minha 1ª compota, fiquei com um bichinho que me "pede" para fazer mais e mais compotas...

A verdade é que dá-me um gosto especial fazer tudo o que envolve a elaboração de um compota/doce, desde partir a fruta até ao enfeite dos frasquinhos!!! E é claro que fico ainda mais contente quando dizem que está uma maravilha!!!

 

Desta vez a estrela foi a chila!! Nunca tinha visto a chila em fruto inteiro, fiquei surpreendida quando vi que se parece com um melão!!!

Depois de pesquisar pela internet, descobri a forma de preparar este peculiar fruto. Não se pode utilizar facas ou qualquer outro objeto de metal (parece que o metal altera o sabor  da chila).

 

Assim tem-se que partir o fruto atirando-o para o chão.... uma trabalheira, depois tiram-se as sementes  e a tripa amarela e colocam-se os bocados de chila num alguidar com água, com a casca virada para cima, de um dia para o outro.

Coze-se numa panela com água e um pouco de sal e depois com uma colher raspa-se a chila.

Quando a casca separar, escorre-se e passa-se por água fria e com as mãos separa-se os fios o melhor possivel. Escorre-se e  depois  pesa-se a polpa da chila, dando-nos o valor de açúcar para confeccionar o doce. Neste caso pesava 1,500 kg, logo o açúcar adicionado será igual a esse valor (eu deitei menos um poouco).

 

Coloca-se uma panela ao lume com o açúcar, 250ml de àgua,  casquinha de limão e  paus de canela e eu deitei um pouco de gengibre em pó. Deixa-se ferver até o açúcar diluir e fazer ponto de pérola.

 

3 comentários

Comentar post